segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Deserto: lugar de aperfeiçoamento em Deus.

   No livro bíblico de Mateus, e mais precisamente no capítulo de número 4 e versos de 1 a 11, vemos uma passagem espetacular. Através da qual desejamos, querendo Deus, fazer aqui uma produtiva reflexão. O nosso tema, como está supracitado, é: "Deserto: lugar de aperfeiçoamento em Deus". Em primeiro lugar, precisamos compreender na íntegra o que significa uma região desértica para facilitar nossa analogia. Consultamos o dicionário eletrônico Houaiss de Língua Portuguesa, o qual nos responde o seguinte: deserto é uma zona árida, com precipitações atmosféricas irregulares ou escassas, com vegetação inexistente ou rara, relevo formado pela alteração de determinadas rochas, e desprovida de habitantes permanentes. Como vemos, numa região desértica, não existe, naturalmente falando, condições favoráveis ao ser humano. Logo, o deserto não é, para nós humanos, uma região habitacional, que podemos habitá-la com frequência. Não é. Deserto é um lugar de passagem!
   Quando a bíblia narra a passagem de Jesus pelo deserto, claramente percebemos as dificuldades que Cristo ali suportou. No deserto existem pelo menos cinco visíveis barreiras a serem vencidas por quem está passando por ele. As quais são: escassez de alimento, escassez de água, situações climáticas desfavoráveis, pois durante o dia o clima pode chegar à 45 graus C e durante à noite -5 graus C, o medo e, por último existe também no deserto a barreira da solidão. O indivíduo no deserto tende a se sentir sozinho! Sabendo de todas essas dificuldades... Satanás saiu ao encontro de Jesus com o objetivo de tentá-lo em seus pontos mais fracos! E assim aconteceu. Mas Jesus resistiu, suportou e venceu! Aleluia! "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7).
   Nós cristãos e cristãs precisamos discernir quando estamos no deserto e quando estamos em um manancial. Não é difícil discernir... Pelas condições... No manancial há bonança e muita água... Há facilidades! No deserto não! Sendo assim, precisamos nos preparar para passar pelo deserto. Jesus se preparou! "E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" (Mt 4.2). Jesus Cristo jejuou! E, é claro esteve também em oração. Satanás realizou três fortes investidas contra o Mestre: "Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães". "Se és o Filho de Deus, atira-te abaixo". E mostrou-lhe os reinos e riquezas da terra e disse: "tudo isso te darei se, prostrado me adorares". Em tudo isso, não cedeu Jesus e, passada a tentação os Anjos o serviram.
   Geralmente quando Deus permite que nós cristãos e cristãs passemos pelo deserto, ou seja, soframos adversidades ou tribulações; é porque Ele deseja nos aperfeiçoar para experiências maiores e um relacionamento mais profundo com Ele. Foi assim com Jesus. Aqueles quarenta dias no deserto prepararam o Filho de Deus para a ação expiatória na cruz do calvário e também para a vitória final através da ressurreição. Portanto, se você está no deserto, se prepare! Coisas maiores virão! Deus está lhe moldando.
    Tanto Jesus, quanto qualquer pessoa que passaram por uma área desértica puderam perceber, dentre muitas coisas, pelo menos duas coisas importantes para a nossa reflexão: a grande extensão territorial do deserto e o silêncio existente lá. Mantendo nossa analogia, no que se refere ao deserto representando momentos de lutas e dificuldades em nossa vida cristã, entendemos o seguinte: a grande extensão territorial do deserto leva o ser humano a perceber a grandeza de Deus! E o silêncio existente lá, sem dúvida, leva o ser humano a ouvir com muito mais propriedade a voz de Deus. "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Salmo: 46.1). O cristão e a cristã não deve ter medo de passar pelo deserto. Todos nós passamos! Pois é lá que nos aproximamos muito mais de Deus. O patriarca Jó passou por um grande deserto. O deserto da pobreza, do abandono, da doença e da perda de familiares. Mas, ao ultrapassar todo o deserto, Jó disse a Deus: "Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem" (Jó: 42.5). Jó passou pelo deserto, para mais tarde, obter tudo em dobro e morrer farto de dias!
    Jesus passou pelo deserto, para mais tarde, explodir as estruturas da morte e do inferno e tomar posse da vitória de Deus! José passou pelo deserto, para mais tarde, se tornar governador do Egito! Daniel passou pelo deserto, para mais tarde, prosperar nos reinados de Dario e de Ciro.
   A Igreja primitiva passou pelo deserto, para mais tarde, propagar o evangelho aos gentios e fazer conhecido o nome de Jesus ao mundo! Amém! Amém! E amém! E talvez você esteja passando pelo deserto, para mais tarde, ver os céus abertos em seu favor! Glórias a Deus!
                

3 comentários:

  1. olá.
    Otima mensagem!
    Foi o Espirito quem levou Jesus ao deseto e nao satanas.
    Deus quer que passemos pelo deserto com Ele pra crescermos, e como disse la em DT pra ver o que realmente ha em nossos coraçoes.
    Em outra passagem diz: te levarei ao deserto e te falarei ao coração.
    Por no deserto tudo esta em silencio, e podemos ouvir somente a deus.
    Parabens pelo blog!
    Enche ele de posts rsrsr
    E que atraves de suas palavras aqui, Deus possa alcançar muitas vidas.
    nanda
    =D

    ResponderExcluir
  2. Ola!
    belo blog, que DEUS abençoe!!
    um abraço!!
    ahoraechegada.blogspot

    ResponderExcluir
  3. Verdade, no silencio do Deserto, eu ouvi a voz de Deus! No silencio do deserto, na solidão do deserto, eu conheçi o meu Deus.

    " no deserto eu aprendi a crer, que é impossivel viver sem Jesus"

    e sei, que nesse tempo, Ele está me preparando!!!
    Eu creio.

    ResponderExcluir